20 de Junho de 2018

Protocolo de Normotermia- Centro Cirúrgico

Compartilhe

PROTOCOLO DE NORMOTERMIA

A hipotermia é definida como a temperatura corpórea central abaixo de 36°C e representa uma das complicações mais comuns durante o período perioperatório, com incidência de ±70%. Para atenuar as complicações causadas pela hipotermia e promover a segurança e bem estar do paciente cirúrgico, o Centro Cirúrgico do HU elaborou um protocolo de normotermia, o qual será implantado nos paciente cirúrgicos.

Para a implantação do protocolo, contamos com a doação da associação LUHU para a aquisição de termômetros timpânicos, que permitem mensurar e controlar a temperatura dos pacientes de maneira mais fidedigna.

O protocolo inicia-se com o aquecimento do paciente já no transporte para o CC, mensuração da sua temperatura,  aquecimento ativo antes, durante e após a cirurgia com mantas especiais e aquecimento das soluções a serem administradas no paciente.

Com isso espera-se reduzir as possíveis complicações que o paciente cirúrgico possa ter como: taquicardia, arritmias, aumento do risco de infecção da cirurgia, entre outras.  

Enfa Christiane Sayuri Ito Yonekura
Enf Dra Denise Rodrigues Costa Schmidt


Centro Cirúrgico do HU de Londrina