Quem Somos

Era uma vez ...

Em meados de 2015, um grupo de pessoas decidiu participar de uma Ação entre Amigos com o objetivo de angariar recursos para a aquisição de poltronas para acompanhantes de pacientes atendidos no Hospital Universitário de Londrina.

Este grupo reuniu membros de diversas entidades, como a Associação Feminina III Milênio (que colaborou na compra 10 poltronas) e as Lojas Maçônicas Cavaleiros Templários (10 poltronas) e Cavaleiros de Salomão, de Curitiba (2 poltronas).

Assim, o que teve início como uma ajuda pontual se transformou numa série de iniciativas e ações em favor da maior e mais importante instituição de saúde da região norte do Paraná.

Ainda em setembro de 2015, a mesma Associação Feminina III Milênio promoveu um Chá em benefício do HU, que resultou em recursos para a aquisição de 9 (nove) macas para transporte de pacientes.

No ano seguinte, em junho, a Associação promoveu um Puchero (prato tradicional em vários países, mas originário do Uruguai, cujo nome vem de “panela” em latim). Com a renda do evento, foi possível adquirir 13 (treze) aquecedores a óleo, além de 1 (uma) cadeira de parto e uma máquina lavadora de alta pressão para auxiliar na higienização da área física do hospital.

Incansavelmente, apenas 2 meses depois a Associação promoveu outro Chá beneficente, através do qual foi possível, posteriormente, adquirir 3 (três) detectores fetais, 3 (três) balanças pediátricas e 1 (um) oxímetro portátil para atendimento de emergências.

Corações generosos

Estas realizações aconteceram alternadamente com várias outras ações ininterruptas, que conseguiram para o hospital doações de roupas, calçados, brinquedos e cestas básicas, graças à generosidade de moradores e de empresários da cidade de Londrina e região.

As doações foram tanto de produtos quanto de tempo e trabalho. Foi o caso da D. Maria Esmeralda Pontelo, Cristina dos Santos e outras mulheres de corações abertos e mãos laboriosas, que confeccionaram mais de 600 peças/kits em 2016, especialmente roupas, para bebês e crianças de alta vulnerabilidade social do HU. Em fevereiro de 2016, a Família Pennacchi formalizou a doação de um aparelho de anestesia para o Centro Cirúrgico do HU.

Por dois anos (2016 e 2017), os alunos do Colégio Marista doaram alimentos arrecadados em suas gincanas. Já o Colégio Dominos fez doação de kits, com brinquedos, roupas e calçados, em dezembro de 2016, para as crianças do HU. Para o inverno de 2017, realizou a campanha do Cabide Solidário.

A loja JPrado doou mantas de bebês e tecidos para a confecção de roupas de crianças em 2016 e, em 2017, doou mantas que foram destinadas a bebês, adolescentes e adultos. E o Rotary Club de Londrina, em 2016, e o Instituto de Cultura Jose Gonzaga Vieira, doaram um total de 300 pares de chinelos de dedo.

Os 46 alunos da 14ª Turma do Curso Bom Negócio de Londrina (início em 17/04 à 25/05/17) do programa do Governo do Paraná, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Londrina e Universidade Estadual de Londrina, doaram 30 pacotes de fraldas descartáveis infantis e 22 latas de leite em pó para o primeiro semestre de vida.

Como amor compartilhado é amor multiplicado, as iniciativas e ações se espalham, motivando mais e mais pessoas a contribuir de alguma forma. Prova disso é o grupo de mulheres que tem se reunido para confeccionar peças de artesanato em benefício dos usuários do HU. Seja na casa de uma delas ou outro espaço, elas se unem para dar um exemplo de solidariedade, e em troca vivem horas de alegria. Os produtos, tecnicamente muito bem elaborados, são comercializados. Mas a dedicação e o carinho impressos nas peças artesanais são gratuitos e fazem toda a diferença.

Oficialização

Em maio de 2016, o resultado de tanto trabalho e dedicação fez a Diretora Superintendente do Hospital Universitário, Elizabeth Ursi, pensar em estabelecer um elo entre o hospital e a sociedade civil, e convidar a enfermeira aposentada do HU, Roseli Gil, para ser a Embaixadora Social da instituição.

A partir daí, novas estratégias começaram a ser elaboradas para auxiliar o HU, que geraram novas parcerias – como com a Consultoria do SEBRAE – para a elaboração do estatuto e constituição da Associação Londrina Unida pelo Hospital Universitário – LUHU, cuja fundação data de 7 de junho de 2017.

Quem somos

A Associação Londrina Unida pelo Hospital Universitário (LUHU) de caráter beneficente na área da saúde, educação, cultura e social, sem fins lucrativos, com autonomia, e com as finalidades de ser um elo entre o Hospital Universitário de Londrina e a sociedade civil; e divulgar o Hospital Universitário de Londrina perante a sociedade civil, principalmente nos municípios do Estado do Paraná.

Nossos principais objetivos

 Captar recursos, entre eles, financeiros para serem destinados às áreas assistenciais de saúde, de apoio e também para a modernização e humanização do ambiente do HU de Londrina, tornando‐os mais agradáveis aos usuários;

  • contribuir com a capacitação de profissionais do HU, com foco nas áreas da saúde, educação, cultura e social;
  • promover ações no âmbito social, cultural, educacional, de responsabilidade social e ambiental voltada para os servidores e usuários;
  • desenvolver toda e qualquer atividade compatível e necessária à consecução de seus objetivos sociais, educacionais e culturais, em conformidade com a legislação pertinente.

 

Você pode fazer parte da LUHU

Se você quer ajudar mais de perto e se associar à LUHU, basta ser maior de idade, preencher uma ficha de inscrição e apresentá-la na Secretaria da Associação. No Estatuto, você pode obter mais detalhes e saber mais da entidade. (entre em contato pelo Facebook ou por e-mail)